A sigla CET significa Custo Efetivo Total. Em resumo, demonstra a somatória de todos os custos, taxas, tarifas, etc., que o cliente terá em uma operação de crédito e de arrendamento mercantil.
Conforme a Resolução 3.517, publicada pelo Banco Central, o CET passou a constar em todas as operações de crédito e leasing realizadas a partir de 3 de março de 2008.
Além disso, para o cliente o grande benefício é possibilidade de comparação entre custos e serviços das várias instituições financeiras.
No momento da proposta, o cliente poderá decidir pela melhor opção de custo/benefício para ele.
O CET aparece como uma taxa percentual anual que soma os juros da operação com as tarifas, bem como os custos de todos os serviços prestados e que poderão estar inclusos no contrato de financiamento.
De acordo com a Resolução 3.517, os seguintes custos e serviços tarifados poderão ser identificados no CET:
Taxa de juros pactuada, Tributos (IOF – Imposto sobre Operação Financeira); Tarifa de cadastro*; Tarifa de avaliação do bem; Registros (englobando serviços de cartório com registros contratuais ou outros documentos referentes à operação de crédito e serviços do Sistema Nacional de Gravames); Despesas com comissão para originação do contrato;
Outras despesas relativas ao contrato de serviço financeiro (serviços da promotora de vendas, por exemplo).
Pode ser cobrada semestralmente para um único cliente. Será considerado o CPF do consumidor para avaliação dessa cobrança.
A partir de 30 de abril de 2008, o CET possibilitou a padronização das informações, o que facilita a comparação entre os valores de cada empresa.
Sendo assim, ao se interessar por uma determinada operação financeira, o cliente poderá solicitar uma simulação e, a partir desse momento, deverá ter acesso à taxa CET.
No momento da contratação, o cliente terá em seu contrato o valor da taxa CET, além da relação de todos os custos e serviços tarifados incluídos em seu contrato.
IMPORTANTE: O cliente deve estar atento à assinatura de sua proposta, uma vez que todos os valores deverão estar preenchidos. A assinatura representa a ciência e concordância com tais valores.
Importante: Nunca solicitamos qualquer taxa ou depósito para liberação de empréstimos ou financiamentos. Fique atento com fraudes e havendo dúvidas, entre em contato conosco imediatamente.
O website credizul.com.br é de propriedade da ADM Gestão de Negócios Ltda CNPJ 10.958.514/0001-08 que atua como Correspondente Bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos ou financiamentos. Seguimos as diretrizes da Resolução no 3.954 de 24/02/2011 do Banco Central do Brasil. Somos Correspondentes Bancários das seguintes instituições: Banco Votorantim S.A. (CNPJ 59.588.111/0001-03). Não somos instituição financeira. Somos uma empresa de tecnologia aproximando pessoas à recursos financeiros de forma ágil e facilitada.
Exemplos de juros, taxas, CET, prazos e valores de parcelas você encontrará na página específica de cada produto. As taxas de juros praticadas nas modalidades aqui oferecidas são estabelecidas unicamente pelas instituições parceiras, de acordo com os critérios de análise cada instituição.
Só enviamos e-mail com a extensão “@credizul.com.br”. Qualquer atividade suspeita, entre em contato conosco.